O que significa ser um verdadeiro cristão?

30/03/2022

Ser um verdadeiro cristão é muito diferente de fazer parte de um grupo, ou participar regularmente de alguma programação religiosa ou mesmo de assumir para si tal título. Ser um verdadeiro cristão vai muito além de realizar boas obras, por mais necessárias e grandiosas que as mesmas sejam. Cristãos verdadeiros são aqueles que foram beneficiados por aquilo que o próprio Deus definiu que é necessário acontecer na vida de uma pessoa para que esta possa ser considerada por Ele como sendo um verdadeiro cristão. Abaixo veja o que Deus nos ensina sobre a condição humana, sobre as decorrentes implicações no relacionamento com nosso Criador, e sobre como tudo isso tem a ver com o fato de sermos ou não verdadeiros cristãos:

A condição humana: todos os homens são pecadores

Deus, o criador do universo, dono de tudo o que existe e suprema autoridade sobre todos os seres, também definiu os padrões morais para suas criaturas viverem. Tais padrões refletem a essência do caráter do próprio Deus. Somente em Deus temos o perfeito referencial daquilo que é certo ou errado. A Palavra de Deus chama isso de "Leis de Deus" e afirma expressamente que todos os seres humanos são transgressores dessas leis morais de Deus. Tais transgressões são chamadas por Deus de "Pecados" em Sua Palavra. Apesar das variações nas quantidades e consequências, todos nós já transgredimos e continuaremos a transgredir as leis de Deus. Aos olhos de Deus, não há nenhum ser humano que não seja um transgressor, ou um pecador:

"Como está escrito: Não há justo, nem um sequer, não há quem entenda, não há quem busque a Deus; todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer." (Romanos 3:10-12)

Tal condição provoca uma reprovação por parte de Deus

Pecadores são reprovados por Deus. Como transgressores da sua Lei, desobedientes à sua vontade e rebeldes às suas ordens, os homens estão impossibilitados de desfrutarem de um relacionamento de amor com esse Deus a quem continuamente ofendem por causa da sua compulsão incontrolável em transgredir e desobedecer a sua vontade. Tanto as menores expressões de egoísmo ou orgulho quanto as mais graves barbáries que os homens conseguem cometer tornam-se empecilhos intransponíveis ao relacionamento com esse Deus que conhece todas as coisas, mesmo as mais ocultas manifestações da maldade camufladas no nosso íntimo:

"Todos pecaram e estão afastados da presença gloriosa de Deus." (Romanos 3:23)
"Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração. E não há criatura que não seja manifesta na sua presença; pelo contrário, todas as coisas estão descobertas e patentes aos olhos daquele a quem temos de prestar contas." (Hebreus 4:12-13)

Tal condição deflagra uma condenação vinda de Deus

Ao mesmo tempo que é o legislador, Deus é também o juiz a quem todo ser humano há de prestar contas oportunamente. Se essa condição de pecadores reprovados por Deus não for revertida durante o tempo de nossas vidas terrenas, ela se perpetuará para sempre. A isso a Palavra de Deus chama de "condenação" - a perpétua separação ou banimento da presença de Deus. Uma condição terrível, que todo ser humano deveria temer. A maior tragédia possível para qualquer pessoa na face da Terra.

"E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo..." (Hebreus 9:27)
"E vi um grande trono branco e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu, e não se achou lugar para eles. E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante do trono, e abriram-se os livros. E abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras." (Apocalipse 20:11-12)

A solução de Deus é definitiva: os que confiam nela estão seguros!

Quando alguém crê que Jesus Cristo morreu na cruz e foi punido em seu lugar com a justa sentença de Deus pelos pecados que cometeu, este recebe o perdão dos pecados. Esse perdão é definitivo e inesgotável. Ele quita os pecados passados, presentes e futuros. Isso não é uma licença para abusar da pecaminosidade, mas uma garantia de que a obra de Jesus Cristo é absolutamente eficaz, definitiva e irreversível na vida de todo aquele que Nele Crê.

"As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão. Aquilo que meu Pai me deu é maior do que tudo; e da mão do Pai ninguém pode arrebatar." (João 10:27-29)
"Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora. Porque eu desci do céu, não para fazer a minha própria vontade, e sim a vontade daquele que me enviou. E a vontade de quem me enviou é esta: que nenhum eu perca de todos os que me deu; pelo contrário, eu o ressuscitarei no último dia. De fato, a vontade de meu Pai é que todo homem que vir o Filho e nele crer tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia." (João 6:37-40)

Como, então, Deus pode transformá-lo em um verdadeiro cristão?

Deus fará de você um verdadeiro cristão se você crer nesta boa notícia que Ele nos enviou: o evangelho que nos informa tudo isso que Jesus Cristo conquistou por nós na cruz. E para que você receba a salvação da condenação pelos seus pecados, é primeiro necessário reconhecer que você necessita de tal salvação. É necessário admitir que é um pecador, reconhecer que você está reprovado e afastado de Deus, sujeito à Sua condenação, e que você mesmo não pode fazer nada para mudar isso. Esta mudança de mentalidade em relação ao pecado a Palavra chama de "arrependimento". Assim que se arrepender e crer, você receberá o perdão dos seus pecados e será salvo por Deus, sendo transformado em um verdadeiro cristão!

"...Foi Jesus para a Galiléia, pregando o evangelho de Deus, dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo; arrependei-vos e crede no evangelho" (Marcos 1:14-15)
"Dirigiram-se, pois, a ele, perguntando: Que faremos para realizar as obras de Deus? Respondeu-lhes Jesus: A obra de Deus é esta: que creiais naquele que por ele foi enviado." (João 6:28-29)

Aplicativos


 Locutor Ao vivo


Maranata Rio

Playlist Maranata Rio

Peça Sua Música

Nome:
E-mail:
Seu Pedido:


Anunciantes